Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Linguagem Corporal



A Linguagem Corporal é uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.
Todos nós nascemos sabendo identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas, e aprendemos várias outras ao longo de nossas vidas. Mas devido à linguagem corporal não fazer parte do sistema educacional tradicional e ainda hoje ser pouco estudada e difundida, uma grande variedade de gestos nos passam despercebidos.

"Para o bom observador o mundo está nu, sendo-lhe possível saber quem e porque é o indivíduo, que tipo de repressão sofreu e a que tipo de comportamento rebelde ou submisso essa repressão o levou”. A esse conjunto de reações corporais que vai desde a postura aos pequenos gestos, Reich chamou de “couraça muscular do caráter": a nossa máscara e armadura social, nossa defesa e refúgio... É a tensão que se mantém no corpo e culmina naquilo que gostaríamos que o outro visse.

ORIGENS E ESTUDOS

Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais”. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais.
A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A Linguagem corporal vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico, a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.
O surgimento da linguagem verbal há mais de 40.000 anos e da escrita, há 4.000 anos, só foram possíveis com o desenvolvimento de uma complexa estrutura cerebral denominada de neocórtex. Como seres humanos, podemos escolher palavras, criar imagens, fazer abstrações e mentir utilizando sobretudo o neocórtex, porém o sistema límbico, responsável pelos sentimentos, envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos, muitas vezes sem nos darmos conta deles.
A linguagem corporal pode se manifestar estimulada também pela parte mais antiga e primitiva do cérebro, o sistema reptiliano. Essa estrutura, localizada no talo cerebral, controla as funções corporais e regula nossas necessidades de sobrevivência, como batimentos cardíacos, respiração, digestão e reprodução.

O PODER DA LINGUAGEM CORPORAL

De 100% do que você fala apenas 7% da mensagem são transmitidos para os outros por meio das palavras. 38% estão relacionados à entonação do que é dito e os 55% restantes vêm do seu olhar, gestos e postura. 
Estatísticas mostram que pessoas que sabem controlar o tom de voz e a linguagem corporal são mais persuasivas. Isso ocorre porque de 60% a 80% da opinião que os outros fazem de você ocorre antes de completados os primeiros quatro minutos de conversa.


O QUE ALGUNS MOVIMENTOS E GESTOS PODEM DIZER SOBRE SUAS INTENÇÕES

- Ausência de movimento indica que uma pessoa está tentando não ser notada, ou está ouvindo e planejando, ou ainda está jogando de forma segura.
- Inclinar-se para frente representa: "Diga-me mais, estou interessado".
- Sentar-se encostado representa: "Deixe-me pensar a respeito, eu posso não estar tão interessado".
- Levantar a cabeça sinaliza interesse e um desejo de ouvir as opiniões dos outros.
- Mãos dobradas no colo ou no estômago é um gesto de proteção.
- Mãos colocadas sobre a mesa diz: "Vamos direto ao assunto".
- Coçar o ouvido na hora de uma conversa pode estar querendo dizer: “Não estou interessado em ouvir mais nada sobre isso”.

Quero chamar a atenção
- Estufar o peito
- Gesticular exageradamente
- Balançar o corpo
- Rir muito e alto
- Deixar objetos de valor a mostra

Estou interessado
- Olhar por mais de três segundos
- Sorrir, mostrando ou não os dentes
- Jogar a cabeça para trás, geralmente quando sorri
- Ajeitar os cabelos
- Inclinar o corpo em direção a pessoa

Sinto atração por você
- Não deixar que a distância entre os corpos seja superior a 1 metro
- Não permitir que os intervalos de silêncio ultrapassem mais de 3 segundos
- Permitir que seja tocado nos braços e nos ombros várias vezes e retribuir
- Imitar os gestos da pessoa
- Não desviar o olhar

Não estou a fim
- Cruzar os braços em frente ao tronco é um sinal claro de que a pessoa está entediada, não quer se aproximar
- Apoiar a cabeça não mãos, dependendo da maneira, pode significar interesse ou tédio.
- Mãos no bolso indica que não se está confortável na situação
- Mãos na cintura denotam desafio


DETECTANDO MENTIRAS

Escondendo a boca
Este é um dos gestos que os adultos trazem da infância quando se trata de mentira. A mão cobre a boca, e o dedão pressiona a bochecha. Podem ser apenas alguns poucos dedos sobre a boca, ou até mesmo o pulso. Aparentemente, o cérebro subconscientemente está tentando esconder a mentira. Muitas pessoas tentam disfarçar o ato de esconder a boca com uma tosse. Se a pessoa cobre a boca enquanto você está falando, pode indicar que ela acha que você está mentindo.

Coçar o nariz
Em essência, o toque no nariz é uma versão sofisticada do ato de esconder a boca. Podem ser várias coçadas rápidas logo abaixo do nariz ou um rápido e quase imperceptível toque. Uma explicação para este movimento é que a mão está se movendo em direção à boca, e uma tentativa de ser menos óbvio faz com que ela seja puxada para o nariz. Lembre-se que isso ocorre em um nível subconsciente. Se a pessoa tem mesmo uma coceira no nariz, ela irá normalmente e deliberadamente coçá-lo e não apenas fazer um toque rápido. Tal como o ato de esconder a boca, se isso acontecer quando você estiver falando, a pessoa com quem você fala acha que você está mentindo.

Esfregar o olho
Este gesto tenta bloquear a mentira que a pessoa vê, ou para evitar ter de olhar no olho da pessoa para quem está mentindo. Homens normalmente esfregam os olhos de maneira vigorosa ou, se a mentira é grande, eles desviam o olhar. As mulheres geralmente passam o dedo gentilmente sob a pálpebra (para não borrar a maquiagem). Lembre-se, mentirosos não olham nos olhos quando mentem. Eles gentilmente desviam seu olhar instantes antes de mentir, ou fixam o foco atrás de você (a pessoa está olhando para você, mas o olhar parece perdido).

Esfregar a orelha
Esta é a versão adulta do gesto em que a criança tampa os dois ouvidos com as mãos para não escutar nada. Esse movimento inclui esfregar a parte detrás da orelha, puxar o seu lóbulo, ou até mesmo dobrá-la. Se o seu interlocutor fizer qualquer destas enquanto fala, é uma indicação de mentira. O último sinal, se usado enquanto você fala, quer dizer que ele não apenas acha que você está mentindo, como ele considera ter atingido o limite.

Palma da mão aberta
Durante a história, a palma aberta tem sido associada com honestidade, compromisso com a verdade e submissão, tanto que quando se faz o juramento à bandeira usa-se a palma aberta. Como evidência de que a pessoa está falando a verdade, olhe para suas mãos: mentirosos geralmente escondem a palma das mãos; logo, se você quer enfatizar que está dizendo a verdade, use vários movimentos com a palma das mãos à mostra.

Cigano Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário