Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Planetas


SOL
Signo: Leão
Orixá: Oxalá
Dia da Semana: Domingo
Cor / Vela: Laranja


Luz e poder, centro de nosso sistema planetário e centro do nosso sistema energético. Responsável pelo nosso Ego, é o ponto onde brilha nossa personalidade, símbolo de nossa luz interna e da auto consciência.
O lugar onde está o SOL numa carta natal é onde mais nós iremos brilhar. O SOL nos aponta um caminho para a posse de nós mesmos.
SOL, símbolo de força e poder, representação da energia masculina YANG, mostra claramente a expressão de seu Ego no mundo.
Gerando luz e energia, o SOL é o responsável pela vida do planeta, da mesma forma, nosso SOL planetário é o responsável pela vida e graça que encontramos ao longo de nossa vida, na medida que nos auto expressamos de maneira criativa, fluindo brilho e a verdadeira luz que geramos.
A alegria é sentimento que provém de um Sol bem posicionado, por outro lado, o sentimentalismo e auto piedade, são sentimentos que provém de um SOL mau posicionado.
O SOL rege o signo do LEÃO.
A nível físco, o SOL rege o coração, o sistema circulatório, a aorta, pericárdio, as costas, os olhos (como instrumento de consciência e propósito), o timo (em suas funções de defesa e auto proteção.


LUA
Signo: Câncer
Orixá: Iemanjá
Dia da Semana: Segunda-Feira
Cor / Vela: Azul


Símbolo do feminino, do inconsciente e das marés, ora cheias, ora vazantes. Representa a inconstância que existe em nós, o nosso humor.
De igual peso astrológico que o SOL, a LUA representa nossas emoções, nossos sentimentos, uma energia feminina, ainda quase que desconhecida pelo ser humano, independente de qual sexo ele seja, todos nós temos em nossa essência essa energia feminina, que nos torna vulnerável às oscilações de nosso interior, ao desejo de entrega e rendição, diferente de submissão e passividade. Dentro de uma perspectiva lunar, nos encontramos na LUA, dentro do grande útero materno do universo que nos alimenta e nutre.
Num posicionamento astral, o signo em que a LUA se encontra, é de acordo com as características do signo, a maneira que a pessoa expressa suas emoções.
Num mapa de um homem, sugere que tipo de reações e sentimentos, ele espera de uma mulher.
A LUA rege o signo de CÂNCER.
A nível físico, a LUA rege o estômago, os seios, todas as mucosas, os líquidos corporais, a concepção, a gestação, os ciclos hormonais. A LUA tem a maior importância em nossa saúde, por falar direto às nossas emoções.


MERCÚRIO
Signo: Gêmeos/Virgem
Orixá: Oxóssi
Dia da Semana: Quarta-Feira
Cor / Vela: Amarela


É o representante da comunicação. É HERMES, o mensageiro alado dos deuses. Em nosso mapa astral, ele nos revela como pensamos e todos os processos de raciocínio e entendimento, de acordo com o signo, a casa e aspectos que se apresentam onde MERCÚRIO estiver localizado.
Volátil e mutável, toma as mais variáveis formas e características.
Pessoas com MERCÚRIO bem aspectados no mapa, costumam ser bastante cerebrais, dedutivos e racionais. Nossa cultura é bastante mercurial, na medida em que o conhecimento adquirido de fora para dentro é bastante valorizado.
Também a energia mercurial nos chega através das ondas de rádio, televisão e jornais. Com MERCÚRIO aprendemos não apenas à nos comunicar, mas também a maneira como nos comunicamos, incluindo timbre vocal e movimentos de mãos e corpos enquanto falamos. As pessoas com aspectos mercurial, gesticulam muito quando falam.
Com MERCÚRIO vivenciamos o quanto é importante nos comunicarmos, pois em cada fala, silêncio ou pensamento, estamos deixando nossa mensagem ao mundo, que certamente nos dará o seu retorno.
MERCÚRIO rege os signos de Gêmeos e Virgem.
A nível físico, MERCÚRIO, rege o córtex cerebral e todas as funções da mente e os pulmões. Rege também as mãos e os dedos, a traquéia, brônquios, cordas vocais, órgãos de passagem do ar enquanto falamos. Rege a glândula Tireóide, assim como os intestinos à nível de intestino grosso, e seus processos assimilativos.


VÊNUS

Signo: Touro/Libra
Orixá: Oxum
Dia da Semana: Sexta-Feira
Cor/Vela: Rosa


Regente dos signos de Touro e de Libra, conhecida como a deusa do amor, Afrodite, indica da maneira como está localizada em nosso mapa, a forma como damos e recebemos afeto, nossa maneira de amar. Se a LUA representa nossa ligação com o lado materno, VÊNUS, vincula-se mais ao lado feminino em relação ao amor.
De igual maneira que em Mercúrio não podemos deixar de nos comunicar, VÊNUS no mostra que não existe como deixar de nos relacionar.
Se uma pessoa decide ser hermitão, ainda assim acaba se relacionando com as espécies que o rodeia.
Relaciona-se também com o sentido de posse, na maneira como tratamos de nossas finanças. Verificamos que a relação entre as vidas afetivas e financeiras tem conexão. Quando estamos bem em uma, a outra deslancha.
Revela nossos gostos e preferências. Mostra como estipulamos valores, o que nos agrada e o que nos desagrada, e a maneira como isso se revela, varia de acordo com o signo, casa e aspecto de VÊNUS num mapa.
No mapa de um homem ainda, VÊNUS mostra que tipo físico de mulher ele busca. Que tipo de mulher ele reage para o amor.
À nível físico, VÊNUS governa garganta, nuca, boca e a língua.


MARTE
Signo: Áries/Escorpião
Orixá: Iansã/Ogum
Dia da Semana: Terça-Feira
Cor / Vela: Vermelha


O deus da guerra é o regente de Áries, e faz um contraponto com Vênus, revelando um princípio de ação e dinamismo. Em Vênus, vemos de que maneira gostamos das coisas; com MARTE, aprendemos como fazer para conquistá-las. Ë uma função masculina, YANG na astrologia.
MARTE gosta de luta. Para ele paz, calma são sinônimos de estagnação, tédio. A raiva é o mais simples sentimento para MARTE. Sua forma mais espontânea e sincera de ser. Trás com ele características de agressividade , de autoritarismo e mesmo de violência. Sua raiva não expressa, gera um estado de ódio frio e racional, com potencialidade assassina.
MARTE também responde pela nossa energia sexual. Seu posicionamento em signos, casas e aspectos dizem que tipo de conduta temos de fazer sentir sua atuação e a intensidade de seu vigor e como o indivíduo afirma e realiza seus desejos, sua coragem e seu desempenho sexual. Mostra a ambição e o trabalho que realiza. Em seu posicionamento na carta natal de uma mulher, mostra que tipo de homem desperta seus desejos e paixões.
À nível físico. MARTE domina os estados de febre, a musculatura, supra renais e nível de adrenalina, a função sexual masculina, hemorragia e a cabeça de modo geral. Rege os dentes e a testa.


JÚPITER
Signo: Sagitário
Orixá: Xangô
Dia da Semana: Quinta-Feira
Cor / Vela: Marrom


Planeta da expansão e da sorte, regente de Sagitário, é o senhor do Olimpo. Onde estiver localizado em nosso mapa natal, é o setor onde mais nós vamos crescer e expandir, verificando seu posicionamento por signo, casa e aspectos, ultrapassando limites de nossa individualidade.
JÚPITER rege a justiça, o ensino, a cultura, a língua estrangeira, a política e as relações diplomáticas. JÚPITER é otimismo e alegria.
Está vinculado à necessidade de conhecimentos de igrejas, religiões e filosofia de vida, como forma de aumentar sua visão do mundo. JÚPITER é um filósofo. Ele determina onde desenvolver nossa crença e fé, pois ele crê no melhor, porque ele é o melhor (ele é o deus dos deuses do Olimpo).
Sua energia é a necessidade de explorar outras realidades e outros seres. Implica numa maior individualidade e consciência de si próprio. Expandimos quando tomamos consciência de nosso próprio ser.
A nível físico, JÚPITER, rege o fígado, os músculos lisos, os membros inferiores e o tecido adiposo (está relacionado com a obesidade).


SATURNO
Signo: Capricórnio
Orixá: Omulú
Dia da Semana: Sábado
Cor / Vela: Marrom


Regente de Capricórnio, o deus do tempo, o grande senhor do karma, fornece senso de limite ou fronteira, ou seja, é um símbolo de contenção e contração. O ponto no mapa astral, em razão do signo, casa e aspectos de SATURNO é onde mais nos sentimos limitados e onde devemos lutar para quebrar esse bloqueio. Esse ponto indica um aprendizado continuo e constante ao longo do tempo, visto que ele pede tenacidade e perseverança.
SATURNO é uma energia psíquica ligada à sobrevivência física. Traz com ele uma contração crônica, e o medo e a culpa são suas reações.
Em SATURNO temos a mão do Mestre nos ensinando paciência, disciplina, perseverança e sabedoria. Ele conhece nossas necessidades e demandas, indo além das ilusões e fantasias.
Indica em nosso mapa o trabalho mais adequado e a carreira a seguir. Como busca status e reconhecimento, mostra a lição a aprender nesta vida. Indica impulso de segurança e garantia de estabilidade, dando capacidade de trabalho e realização profissional.
A nível físico rege a estrutura óssea, cartilagens, o baço, os joelhos, os dentes e as unhas. Rege processos de calcificação, osteoporose, artrites e doenças crônicas.


URANO
Signo: Aquário
Orixá: Obalauê
Dia da Semana: Sábado
Cor / Vela: Violeta


Regente de Aquário, é o planeta da transpessoalidade. É símbolo do ilimitado e da imensidão. Indica como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade, principalmente as determinadas pela mente, e os tipos de amigos e grupos de afinidade. URANO simboliza os rompimentos com os padrões vigentes. O lugar onde ele se encontra em nossa carta natal, influenciado pelo signo, casas e aspectos, é indicativo de mudanças e inovações, e revela uma importante área de manifestação de nossa individualidade e um setor a ser renovado ao longo de nossas vidas.
URANO representa a busca de expressão individual, exclusiva e própria de cada um. Rompemos ai a barreira da convencionalidade, e andamos em direção à nossa individualidade. Rompemos com padrões repetitivos de comportamento, através dessa energia criadora, e nos lançamos em direção ao novo e ao imprevisível.
URANO é dedicado aos aspectos coletivos, sociais e humanitários. Ama a humanidade e gera um aspecto de distanciamento pessoal e íntimo. Mantém seu alto nível de idealismo em benefício do coletivo. Ama a todos e não se dedica a nenhum.
A nível físico URANO rege seu sistema nervos, medula espinhal.
Tendo uma natureza elétrica e instável, pode ocasionar rupturas e quebras repentinas, tanto física quanto emocional e mental.


NETUNO
Signo: Peixes
Orixá: Oxóssi
Dia da Semana: Quinta-Feira
Cor / Vela: Verde


Regente de Peixes é o Senhor dos mares e dos oceanos, e representa nossa ligação com o mundo submerso das emoções, fantasias, desejos e sonhos. É o símbolo do mistério e da transcendência. Revela tanto a nossa tendência para a arte ou formas de sensitividade, quanto a tendência que possuímos para o caos e a dissipação. Contém o impulso espiritual ou escapista ou impulso de sublimação.
Seu posicionamento por signo, casa e aspecto, indica o tipo de expressão cultural e espiritual manifestado pelas faculdades criativas e imaginativas. Reflete um setor de nossas vidas onde somos tanto a vítima que se presta a sacrifícios como o salvador imbuído de sua missão. Compartilha um destino espiritual comum. Ele nos torna sensíveis e empáticos ao sofrimento do mundo, refletindo nossas próprias dores ocultas.
NETUNO é o regente natural de todas as artes, incluindo a música e a pintura, a poesia e os romances.
NETUNO padece de uma ausência de identidade própria, sendo o refletor da coletividade humana. Seu amor não é pessoal e nem personalizado, é indiferente, um amor universal por todos os seres e por todas as coisas, sem estabelecer nenhum julgamento de valor sobre eles.
A nível físico NETUNO rege as glândulas linfáticas e o sistema imunológico, assim como os pés. Causa hipersensibilidade psíquica, edemas e retenção de líquidos.


PLUTÃO
Signo: Escorpião
Orixá: Ogum
Dia da Semana: Terça-Feira
Cor/Vela: Vermelha


Regente de Escorpião, é o grande Senhor da Vida e da Morte, Senhor dos domínios subterrâneos e deus dos infernos. É de grande importância no que diz respeito à saúde física, a nível da psique. PLUTÃO rege as transformações e alquimias, sejam físicas, mentais, emocionais ou espirituais. Está ligado à morte e ao renascimento, e a todos os processos regenerativos, tanto transformador como destruidor, resultando em extremos do bem e do mau, sempre renovando e reciclando.
PLUTÃO é sinônimo de desapego. Nele sentimos que muitas vezes perdemos aquilo que mais amamos, sendo a vida um eterna mutação, uma atitude sábia de PLUTÃO seria a contínua abertura ao novo e o desapego ao que já passou e podermos enxergar o clarão que ilumina a noite escura. Sua natureza é tão indomável que as vezes nos parece cruel, possuindo a mesma crueldade da vida como ela é e não como gostaríamos que fosse.
PLUTÃO é um planeta ligado com a doença e a cura. Na doença vemos uma proposta de mudança e transformação dos padrões emocionais do passado. A doença representa uma resistência a uma mudança, e num processo de transformação, sofre mais quem resiste mais.
A nível físico PLUTÃO rege o sistema orgânico numa forma de alquimia e transformação, incluindo os órgãos sexuais, pelve, reto e anus, e todas as funções excretoras e regeneradoras, como furúnculos, abcessos e gripes. Escorpião.



Cigano Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário