Páginas

sábado, 22 de novembro de 2014

Sobre o Ciúme - Osho

“Sim, falo mais sobre e a raiva e sexo e menos sobre o ciúme, pois este, não é uma coisa primária. É secundário. É uma parte secundária do sexo.

Sempre que você tem um desejo sexual em sua mente, uma manifestação sexual em seu ser, ou se sente sexualmente atraído por alguém, o ciúme entra em cena, porque você não está amando. Se você ama, o ciúme não aparece.

Tente entender a coisa toda. Sempre que você está ligado sexualmente fica com medo, pois na verdade o sexo não é um relacionamento, e sim, uma utilização mútua. Se você está ligado sexualmente fica com medo que essa pessoa possa ir embora com outra. Não há um relacionamento real. É apenas uma exploração mútua. Você sabe disso, por isso tem medo.

Esse medo torna-se ciúme, e você começa a não permitir certas coisas. Começa então a vigiar. Toma todas as medidas de segurança para que o homem não possa olhar para outra mulher. Só o olhar já é um sinal de perigo. O homem não deve falar com outra mulher, pois se falar…

E você sente medo de que ele possa ir embora. Então, fecha todos os caminhos, todas as possibilidades do homem ir com outra mulher, ou da mulher ir com outro homem; você fecha todos os caminhos, todas as portas.

Mas aí surge um problema; quando todas as portas estão fechadas, o homem se torna morto. A mulher se torna morta; ambos tornam-se prisioneiros, escravos e não se pode amar algo morto. Você não pode amar alguém que não é livre, pois o amor só é belo quando é dado livremente, voluntariamente, quando não é tomado, pedido, forçado.

Primeiro você toma medidas de segurança. Então a pessoa torna-se morta, como um objeto. (…) Quanto mais você controla mais está matando, pois a liberdade é perdida. E a outra pessoa pode ficar ali por outras razões, mas não por amor, pois como você pode amar alguém que o possui? Você sente que essa pessoa é um inimigo.

O sexo cria o ciúme, que é secundário. Portanto a questão não é como eliminar o ciúme. Você não pode eliminá-lo, pois não pode eliminar o sexo. A questão é como transformar o sexo em amor. Então, o ciúme desaparece.

Se você ama uma pessoa, o próprio amor é garantia e segurança suficiente. Se você ama uma pessoa, sabe que ela não pode ir com ninguém; e se ela for, nada poderá ser feito. (…)

Quando você ama alguém, confia que ele não irá embora com ninguém. Se for é porque não há mais amor e nada pode ser feito. O amor traz essa compreensão. Não há ciúme.

Portanto, se há ciúme, saiba que não há amor. Você está fazendo um jogo; está escondendo o sexo atrás do amor. O 'amor' é apenas uma fachada.”

Osho - Raízes e Asas.

Fonte: http://verdademundial.com.br/sobre-o-ciume-osho/

Cigano Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário